O TEATRO COMO ESTÍMULO PARA A VIDA
INTRODUÇÃO:
"A capacidade de fazer de conta é uma das características mais relevantes da infância, pois está diretamente ligada ao desenvolvimento intelectual e físico dos pequenos. Quando, por exemplo, imagina que é um policial à procura de um bandido, a criança elabora respostas às distintas situações que surgem e, ao pôr em prática seu personagem, estabelece movimentos que ampliam a consciência e a expressão corporais. Por isso, os jogos teatrais são uma ótima maneira de desenvolver a relação da criança com o próprio corpo, com o do outro e com o espaço. Eles são jogos de construção em que a consciência do "como se" é trabalhada de forma gradativa em direção à articulação da linguagem artística teatral. No processo de construção dessa linguagem, a criança estabelece com seus pares uma relação de trabalho, combinando a imaginação dramática com a prática e a consciência na observação das regras".
1. VIVÊNCIAS
INDICAÇÃO: Crianças de 3 a 7 anos
TEMPO DE DURAÇÃO: 20 minutos (ou mais de acordo com a necessidade - sob consulta)
NECESSÁRIO: 1 aparelho de som com CD ou entrada para PEN DRIVE
INVESTIMENTO: R$ 300,00 (Grande São Paulo) por período para até 20 crianças com um ator (consulte outras opções).
O QUE É:
A vivência se passa em torno de três elementos: onde se passa a cena, quem faz parte dela e qual ação se desenvolve. Sem cenário ou elementos cênicos, o intuito é trabalhar a capacidade criativa da criança por condução de orientações e músicas. Podemos aplicar as vivências citadas abaixo, ou, criar de acordo com temas previamente definidos. Muito mais do que uma simples brincadeira, esta forma de interação envolve ensinamentos de moral e cidadania. A vivência é feita por ator como CLOWN (palhaço), cuja linguagem simples, inocente e espontânea dialoga diretamente com o universo infantil.
Vivência 1: "AMIGOS EM VERSOS"
TEMAS TRABALHADOS: Respeito, amizade, trabalho em grupo.
As crianças vão se descobrindo como animais retirados do livro "AMIGOS EM VERSOS". Cada um escolhe ser um animal e iremos fazer uma missão em conjunto para conseguirmos juntos solucionar uma tarefa em comum. Iremos estimular a interação com esses animais, natureza e o meio ambiente que os cercam naquele momento. Talentos são identificados através das características de cada animal retratado na poesia, seja dança, ou construção de uma casa de barro, ou agilidade, e cada um deles será importante para a história a se desenrolar.
Vivência 2: "NA FLORESTA AMAZÔNICA, COM SUPER PODERES"
TEMAS TRABALHADOS: Meio ambiente, talentos, trabalho em grupo.
As crianças têm de interagir com animais, natureza e todos os perigos e beleza da Floresta Amazônica. Um tema que é voltado para a conscientização sobre ecologia. Em meio à vivência, a importância do meio ambiente é trabalhada. Os participantes recebem "poderes especiais" - há, por exemplo, o poder de voar (como pássaros), de jogar teias (como uma aranha), poder da força (como o elefante), o poder do coração (no qual as crianças conseguem falar com os animais). Em cada acontecimento da vivência, todas as crianças terão participação fundamental para que tudo dê certo, demonstrando assim a importância de cada um no grupo e também da valorização dos talentos de cada criança. Os estímulos criativos visam atingir os cinco sentidos, como mergulhar nas águas do rio, comer uma fruta amazônica, sentir o cheiro da mata, visualizar a grandeza das árvores, observar uma onça.
Vivência 3: "DE MOTOCA PARA O PARQUE DE DIVERSÃO"
TEMAS TRABALHADOS: Educação no trânsito, criatividade, diversão e percepção e cuidado com o outro.
As crianças são levadas ao mundo imaginário de um parque de diversões, começando com a ida até ele em uma grande moto imaginária. Com itens de segurança, como o capacete, trabalhamos a proteção pessoal e o respeito às leis de trânsito. Um dos atores é "atropelado" por desrespeitar a sinalização e os demais devem ajudar com a ambulância, e resgatar o ferido (dando senso de ajuda e percepção do outro). Depois dessa parte, iremos aos famosos brinquedos do parque: uma grande montanha russa, trem fantasma, carrinho de bate-bate (com bexigas), tiro ao alvo de "meleca" imaginária e carrossel musicado e sincronizado.
PÓS-VIVÊNCIAS:
Conversamos sobre os momentos, sensações sentidas, visando à troca de experiências e visão do mundo.
2 - JOGOS TEATRAIS
INDICAÇÃO: A partir de seis anos (para crianças, adolescentes e adultos).
A escolha dos jogos será feita com base na idade média dos participantes.
TEMPO DE DURAÇÃO: 1 hora